sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Flames X Bruins

Ontem eu fui assistir pela primeira vez uma partida de hóquei. Aqui no Canadá hóquei é tão ou mais popular quanto o futebol no Brasil. Eu achei um jogo bem interessante de assistir, mas eu imaginava que ia ter briga, pancadaria. :-)
Não teve não. Só um princípio de briga mas que foi apartado rapidamente pelos juízes. Mas uma coisa eu comprovei. É válido empurrar o jogador adversário contra a parede do ringue. Isso eles fazem o tempo todo.
O jogo foi entre o time daqui de Calgary, o Calgary Flames, contra o Boston Bruins. O Flames ganhou o jogo por 3 a 2 e é o time com o uniforme vermelho.
Outra coisa que eu achei interessante é que vc pode usar a parede do ringue para quicar a bola e driblar os adversários, ou até mesmo fazer gol.
Esse bicho verde é o mascote do time, um husky, que estava verde no dia do jogo porque estava a lá Hulk. :-)
Tb achei muito legal a facilidade com que eles patinam. Fiquei com inveja!

Halloween

Hoje é Dia das Bruxas e aqui é uma data bastante popular por aqui. As pessoas enfeitam as casas como no Natal, e a lojas estão cheias de produtos para ocasião: Fantasias, doces, enfeites e abóboras e mais abóboras para vender. :-)

Várias pessoas me perguntaram se a gente comemora Halloween no Brasil. Eu respondi que as escolas de inglês levaram o conceito para o Brasil, mas a gente só tem festas a fantasia. Não existe essa tradição das crianças se fantasiarem para pedir doces.

Hoje no trabalho, vi várias pessoas indo trabalhar com fantasias (não na minha empresa, mas no mesmo prédio, no ônibus). Na praça da alimentação eu vi um cara vestido de Mr. T. Ele tinha esse cabelo moicano e barba postiça muito bem feitas. Tava até com brinco de penas. :-) É engraçado como certos personagens atravessam a história. Duvido que o Mr T seja da época do cara.

Como eu moro em apto, acho que ninguém vai aparecer por aqui, "asking for trick or treats"... :-) Mas por via das dúvidas separei uns chocolates.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Aquecimento Global

O clima mudando até mesmo aqui no Canadá. Lembro que quando ainda estava no Brasil, meu professor de francês me falou sobre uma reportagem sobre um lago do Canadá cujas águas só eram navegáveis durante três meses no ano. E nos últimos anos, passou a ser navegável por seis meses.

Estamos praticamente no final de outubro e nevou apenas rapidamente por três vezes. Nenhuma delas nevou o suficiente para acumular neve. Os flocos derretiam ao tocar o chão. No final de outubro, segundo alguns Canadenses, já deveria ter nevado algumas vezes, e o suficiente para juntar neve por pelo menos um dia. Em outubro normalmente neva durante a noite, vc acorda com tudo branquinho e até o sol se por a neve já derreteu.

Não que eu esteja reclamando. O clima de outubro pra mim está ótimo. Mas no ritmo que as coisas andam em breve o clima por aqui estará totalment suportável. ;-)

terça-feira, 28 de outubro de 2008

6 meses de Canadá

Hoje faz exatamente 6 meses que cheguei aqui em Calgary. Pretendo fazer um balanço dos 6 meses no blog, mas resumindo só para o dia de hoje não passar em branco, sem dúvida nenhuma não me arrependo nem um pouco de ter vindo para cá.

Apesar de vários ajustes que tive que fazer nos meus planos, devido ao fato de ter vindo sozinha, muita coisa deu certo mesmo assim. E como eu tinha uma lista colossal de motivos para sair do Brasil, mesmo eles tendo sido cortados pela metade, ainda assim eram motivos consideráveis. :-)

No geral, o que estou encontrando por aqui é o que eu esperava e estou bastante satisfeita. Pretendo criar uma lista detalhada dos prós e contras para a minha experiência pessoal. Mas resumindo, aprendi que a satisfação da imigração em relação a sua vida no Brasil depende muito da expectativa que vc criou versus a situação real que vc está enfrentando. Os motivos que o fizeram mudar para o Canadá foram atingidos; o que vc valoriza e esperava encontrar aqui, encontrou?

É lógico que vc não vai encontrar um cenário 100% como o que vc imaginou ao chegar aqui, mesmo que vc se inunde de informações sobre o assunto e sobre as pessoas que chegaram aqui antes de vc. Mas, qto mais distante, maiores as chances de vc acabar voltando para o Brasil.

Mais detalhes nos próximos capítulos.

First Aid & 911

Tem alguns cursos obrigatórios que eu preciso participar na CP. E quem é funcionário há mais tempo, tem que refazer os cursos a cada três anos. Acho que cheguei a comentar aqui antes sobre o curso de Discrimination & Harassement (foi bem interessante para aprender mais sobre os costumes daqui).

Hoje eu participei do curso de Primeiros Socorros, que me concedeu inclusive um certificado da Cruz Vermelha, que garante que estou capacitada a ministrar primeiros socorros. :-) Vcs podem se sentir mais seguros qdo eu estiver por perto, heheheh...

Alguns pontos bastante interessantes sobre o assunto:

- Se vc tem algum tipo de certificado reconhecido, uma pessoa não pode te processar, caso vc não seja bem sucedido ao tentar ministrar primeiros socorros, ou a pessoa sofra algum tipo de sequela. A Cruz Vermelha tem um fundo específico para defender a pessoa certificada, de algum tipo de processo, mas segundo a instrutora, a Cruz Vermelha nunca precisou usar.

- Eu aprendi como utilizar um desfibrilador. Aqui no Canadá os desfibrilatores conversam com vc, indicando todos os passos a serem seguidos (para que qualquer porta consiga utilizar, mesmo com a pressão e a adrenalina correndo soltos).

- Aqui no Canadá é muito comum ter desfibriladores em locais públicos. E vários. Mas eu nunca havia prestado atenção.

- Eles ensinam a, na dúvida, sempre ligar para o 911. Se a pessoa desmaiar porque cortou o dedo numa folha de papel vc deve ligar para o 911.

- Eu aproveitei essa deixa para perguntar sobre a situação que ocorreu com a Adriana e o Fábio, que receberam uma conta de mais 300 dólares (eles entenderam que receberam a cobrança porque acionaram o 911 sem ser para uma emergência). Na verdade, eu descobri que não foi bem isso. Eles fizeram certo em chamar o 911. Eles não foram cobrados porque não era uma emergência, mas sim porque o SERVIÇO DE EMERGÊNCIA É PAGO (pelo menos aqui em Alberta, não sei quanto as outras províncias).

- Se vc chamar o 911 para atender uma pessoa que está tendo algum tipo de problema, mesmo que seja fora da casa dela (na rua, por exemplo), a pessoa atendida vai receber a conta referente ao tratamento de socorro prestado. Mas existem vários cenários em que vc não precisa pagá-la: qdo vc não tem dinheiro para pagar (está desempregado, por exemplo), alguns casos específicos de atendimento de emergência e a maioria das pessoas não paga (ou paga apenas uma porcentagem) porque a empresa em que trabalham pagam plano de saúde particular, que cobre total ou parcialmente o tratamento de emergência.

- Então, segundo o treinamento, não pensem nisso da hora de socorrer uma pessoa. Na dúvida da gravidade do estado de alguém, sempre chamem o 911. E caso recebam alguma conta referente a isso, tem um número de contato, em que vcs podem ligar e se informar em qual das situações vc se encaixa, para não ter que pagar.

- Na verdade eles usam mais o acrônimo EMS (Emergency Medical Care) ao invés de 911, porque nem toda província do Canadá o número é 911.

- Para administrar CPR (massagem cardíaca) vc deve pressionar a caixa toráxcica no local específicado e deve pressionar de forma que (para uma pessoa adulta) vc comprima pelo menos 1 polegada (2,5 cm). Isso pode machucar (e alguns mais radicais dizem que se vc não quebrar pelo menos um costela durante o procedimento, vc não estava fazendo força suficiente, e consequentemente seu procedimento é inútil) e por isso eles mencionam a questão de processo.

- Se uma pessoa está se engasgando, vc não pode chegar simplesmente e iniciar o procedimento de socorro. Aqui as pessoas tem muitas restrições com a questão de sair tocando ou pegando em uma pessoa sem consentimento. Ainda mais um total estranho, mesmo que ele esteja tentando ajudar. Então, se a pessoa estiver consciente, primeiro vc deve fazer perguntas para ter certeza que a pessoa está engasgando e não tendo um ataque de asma, alergia ou outra coisa cujo procedimento pode ser diferente. Segundo, vc deve pedir o consentimento da pessoa. Somente se ela concordar, vc começa a administrar o socorro.

- Se a pessoa se negar (mesmo que seja somente através de um balançar de cabeça) vc deve respeitar a vontade da pessoa e não fazer nada. Nesse caso eles aconselham vc a ficar por perto e observar se a pessoa melhora. Caso a situação vá piorando, vc continua pedindo o consentimento, até a pessoa permitir ou ficar inconsciente. Se a pessoa ficar/estiver inconsciente, significa que vc tem o consentimento automático para administrar os primeiros socorros.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Hiro X Goku

É impressão minha ou Heroes está com síndrome de Dragon Ball Z. A cada meia temporada o bad guy se junta aos good guys para enfrentar um inimigo ainda mais poderoso. Heheheheh...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Fugindo um pouco do Assunto Canadá

Bom, fugindo um pouco do assunto primário desse blog (eu no Canadá :-)), assisti alguns vídeos do Braincast a respeito das eleições no Brasil que achei muito interessante.

Além disso, discutem tb o tratamento da internet e do blogs como parte da propaganda eleitoral. Não tive conhecimento que houve esse tipo de censura no Brasil.

- Marketing Político Parte 1
- Marketing Político Parte 2

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Doando Sangue

Hoje eu doei sangue pela primeira vez aqui no Canadá. Vale a pena algumas observações.

1. Vc marca um horário para a doação. Assim vc não precisa ficar esperando.

2. Qdo vc chega na recepção tem um cartaz com a data em que vc poderá doar sangue novamente (após 56 dias) e vc é incentivado a marcar a data da próxima doação no momento em que chega.

Particularmente eu achei isso muito interessante, pois no Brasil eu sempre ia postergando a data da próxima doação e acabava não doando.

3. Um outro cartaz dizia que apesar de 1 a cada 2 canadenses ter condição de doar sangue, APENAS 1 cada 60 o faz.

Eu fiquei curiosa para saber qual deve ser o número no Brasil... 1 a cada 1000. :-)

4. Se eu tivesse vindo do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondonia, Pará, Tocantins ou Mato Grosso, eu não poderia doar sangue no Canadá. Engraçado foi a mulher que estava agendando meu horário pronunciar o nome de todos esses Estados. :-) Ela até que se saiu bem...

5. O lanchinho após a doação de sangue é todo patrocinado. Café do Starbucks, Cupcakes de uma outra empresa, Cookies by George, Refri e Sucos do Cosco, tinha até sopa. Eu achei uma outra coisa bem interessante, pois além de ser produtos de qualidade, é uma forma de marketing para essas empresas e um incentivo para os gulosos doarem sangue. :-)

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Neve do Outono

Já começou a nevar um dia ou outro por aqui. Mas como a temperatura ainda não está baixa (tem nevado com temperaturas acima de 0 graus) a neve cai e derrete ao tocar o solo.

É engracado, pois parece que está chovendo neve. :-)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Carro roubado

Essa história me surpreendeu bastante. Um casal de amigos brasileiros que conheci aqui em Calgary, resolveu voltar para o Brasil. Eis que eles foram vender o carro e descobriram que tinham em mãos um carro roubado. Um carro que foi comprado de uma concessionária!!

O modelo do carro no documento era diferente do modelo real do carro, e o carro havia sido modificado para parecer que tinha dois escapamentos.
Segundo o documento o carro era de um estado e eles descobriram através do VIN que o carro havia sido roubado em outro estado.

Eu nunca imaginei que veria isso aqui. Pelo menos não numa situação dessa (comprar carro roubado de uma concessionária).

Para quem está a caminho do Canadá ou procurando um carro por aqui, muito cuidado ao comprar carro usado. A vistoria pelo visto não é nem um pouco confiável. Investiguem o VIN do carro antes de comprar.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Chris Cornell

Meu gerente me deixou emendar o próximo feriado de novembro e resolvi ir para Toronto. Eis que estou procurando shows, eventos, alguma coisa para fazer lá e nada. Tem um jogo de hoquei (Toronto Maple Leafs vs. Montreal Canadiens), mas os ingressos já esgotaram. :-(

E justo no dia 11, qdo estarei embarcando de volta para Calgary vai ter um show do Chris Cornell aqui em Calgary. E eu vou perder!!! :-(

Flat Tire

O feriadão nas montanhas rendeu um monte de histórias. Uma delas foi meu pneu.
Chegando em Banff, eu e a Fá decidimos procurar um bar/balada para nos socializar, heheheh... Voltando para o hotel, já era 1h30 da manhã, descobrimos através de vários acenos que eu tinha um "flat tire".
Umas 500 pessoas pararam para ajudar, mas dessas 90% estavam completamente bêbados e apenas 3 deles sabiam trocar pneu. A Fá fez a maior parte do trabalho (tirar o estepe, por o pneu no lugar, impedir os bêbados de tentar trocar o pneu sem saber...). Dos três que ajudaram, uma mulher ensinou como usar o macaco (se vcs vissem o meu macaco iam entender que não é intuitivo), um cara fez força para subir o macaco, e um terceiro ajudou a apertar os parafusos no final.
Só sei que se eu estivesse sozinha, não ia nem saber que os bêbados não sabiam do que estavam falando. :-)
Em plena segunda de Ação de Graças eu nem tentei procurar um lugar para consertar o pneu/roda. Deixei para ver isso aqui em Calgary, uma vez que Banff já estava perto de casa e a gente não ia mais pegar estradinha...
Consegui marcar um horário no Canadian Tire e hoje fui lá levar o carro. Tinha um parafuso de uns 6 mm e 8 cm de comprimento enfiado no pneu. Ainda bem, pois estava com receio de tomar uma facada tendo que comprar um novo pneu.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Ação de Graças nas Montanhas

Ontem foi feriado aqui em Calgary (Dia de Ação de Graças) e acabei indo para Jasper (novamente) e Banff (que não havia conhecido) na companhia da Fabiola.

Nevou lá nas montanhas na última sexta e parecia um outro mundo no final de semana. Se tiverem tempo, comparem depois minhas fotos do verão com as fotos do último final de semana prolongado.
- Eu & Rockies no verão 19 e 20 de Julho de 2008
- Eu & Rockies no Outono 11 a 13 de Outubro de 2008.

Um super motivo para vcs virem conhecer o Canadá, seja no verão ou no inverno.

Edith Cavell

Como os canadenses gostam de empilhar pedrinhas (Inukshuks). :-)

sábado, 11 de outubro de 2008

Coca Zero x Coca Diet

Aqui no Canadá a Coca Zero não pegou. Existe, mas os canadenses não gostam (pelos menos os daqui de Calgary não). É difícil achar Coca Zero em máquina ou em lata para vender em fast food. Mas acha-se no supermercado com facilidade, apesar de ocupar uma pequena seção do supermercado.

Na CP tem Coca Zero na máquina da empresa e eu reparei que colocaram uma enquete na intranet da empresa para saber qual refrigerante as pessoas não gostam. Como bom canadenses que não, a pergunta não é qual o pior refrigerante da máquina, mas sim, qual é o refrigerante que tem a menor probabilidade de vc comprar. :-)

A Coca Zero tá ganhando disparado, com quase 600 votos e o segundo colocado tem pouco mais de 200. Isso reforçou minha teoria de que canadenses não gostam de Coca Zero.

Aqui ou é Coca Diet, ou Normal, Nestea, Frutopia e Root Beer (não é uma cerveja apesar do nome). Fanta e Sprite são tão raros quanto Coca Zero. E eu não tive coragem ainda de experimentar a fanta aqui, por causa da cor e por causa do meu trauma qdo tentei tomar o Crush (credo, é o sabor do suco de pozinho mais sem vergonha do Brasil). A 7 up daqui tb achei pior.

Nessas horas me dá saudade do guaraná (que é possível matar de vez em qdo por aqui).

domingo, 5 de outubro de 2008

Giovanna chegou

A Giovanna chegou essa semana, mais exatamente 1 de Outubro.

A Rê enfrentou corajosamente um parto normal e a Giovanna nasceu saudável e a cara do Rô. :-)

Muita energia para os novos pais! ;-)