quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Flames Central

Hoje eu fui a um happy hour com o pessoal do BACT pois um dos membros de Winnipeg veio para Calgary essa semana. A maioria dos membros do time é funcionário bem antigo da CP (de 10 a 20 anos de empresa) e nenhum deles conhecia o Sean pessoalmente, embora a gente fale com ele por telefone toda semana.

BACT significa Business Analysis Competency Team. É um grupo de Business Analysts da CP, que tem por objetivo melhorar a qualidade do trabalho produzido pelos BAs agindo como consultores e centro de excelência para melhores praticas. Eu me juntei ao time em Novembro do ano passado, mais pelo fato de só ter mais um BA na minha equipe e não conseguir aplicar novas técnicas no meu trabalho do dia-a-dia. Fez toda a diferença, pois descobri um novo mundo dentro da empresa e agora estou muito mais feliz com o meu trabalho e sentindo que estou realmente evoluindo (e não fazendo a mesma coisa que fazia no Brasil).

Bom, mas voltando ao assunto original, o lugar escolhido foi o Flames Central. Um bar no centro de Calgary cujo tema central é o time de Hockey da cidade. O lugar era um antigo cinema que foi reformado e vcs podem ver pelas fotos que vale a pena conhecer. Tem vários níveis, mezzaninos, TVs por todo lugar, inclusive uma pequena flat screen para cada pia do banheiro. Para vc não perder um momento do jogo de hóquei (isso que é ser fanático).

BITS Wii Day

Hoje foi o dia do torneio de Wii organizado para o pessoal da área de tecnologia (BITS). Duas categorias de competição: Boliche e Mario Kart e cada sub-área formou um time para concorrer no torneio, incluindo um time dos fornecedores (IBM e Infosys). A taxa de inscrição serviu para comprar os prêmios (gifts cards) e o diretor da área concedeu um par de ingressos para um jogo do Flames.

Foi bem divertido, e considerando que essa foi a segunda vez que joguei Wii, fiquei feliz de tirar o primeiro lugar em uma das rodadas de Mário Kart. Principalmente se considerar meu desempenho qdo joguei pela primeira vez com a Lara e o Márcio e mal conseguia me manter na pista.

Obviamente não vou conseguir nenhum prêmio individual, e acredito que minha equipe tb não (apesar da torcida do meu gerente). Valeu pela diversão.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Canada Post

Bom, umas das coisas que aqui não é melhor que o Brasil é o correio. E não só o equivalente ao Correios (Canadian Post), os serviços pagos (UPS e companhia) tb são piores na minha opinião.

Correspondência que vc posta para a mesma cidade, não chega em 24 horas e até agora não vi nenhum tipo de serviço expresso (vc pagar mais para chegar em 24 horas em qualquer destino - ou pelo menos cidades grandes). Concluo isso pelo fato de não existir nenhum site que venda produto com entrega em 24h. Mesmo que tenha depósito na cidade onde vc mora, o prazo padrão para entrega é 5 dias úteis (só vi um site que tem prazo de 3 dias úteis para alguns produtos e vários que demoram mais de 5 dias).

Além disso, comparando com por exemplo, meu pai me mandando cartas do Japão para o Brasil. Eu recebia as cartas dele em média em 10 dias corridos. Eu mandei uma carta daqui para o Brasil e meu pai demorou mais de 15 dias para receber. Se vc pensar ainda na diferença da distância Canadá-Brasil e Japão-Brasil, minha carta deveria ter chegado em menos de 10 dias.

Qdo meu pai me mandava caixas com presentes do Japão, demorava de 30 a 40 dias para eu receber (por navio). Hoje eu postei uma caixa pequena e leve com coisas para o Brasil (tb por navio) e adivinha o prazo para chegar: 2 meses e meio (75 dias) fala sério! Acho que o serviço de entrega deve ser um cara remando uma canoa até o Brasil para demorar 2 meses e meio. Se eu pagasse mais caro para ir de avião, seriam 15 dias (O que tb eu acho demais. Deveria ser menos de 10 dias).

No caso de documento por exemplo, tem uma opção mais rápida. Mandar por Fedex ou UPS. Não sei qto ao prazo da UPS, mas a Fedex tem um serviço que entrega entre 3 e 4 dias úteis (se o destino for Sampa), mais custa +- 50 OBAMAS.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

45 dias sem celular

Finalmente recebi hoje meu novo aparelho celular e reativei minha linha. Vcs podem voltar a me ligar que agora eu estou comunicavel novamente, para o meu número do Canadá ou de São Paulo (Skype). Ambos vão para meu celular.

Nunca percam seu celular no Canadá! Comprar um novo telefone sem subsídio é uma facada. Olha que eu ainda pude comprar um celular com 50% de desconto, mas mesmo assim achei caro. Sem contar que vc tem que escolher entre um limitadissimo número de modelos (e é óbvio que nenhum dos que eu queria estava na lista).

O único lado positivo foi que pelo menos o aparelho veio com um mini SD de 2GB. Porque fala sério. Meu celular antigo tinha 512MB, o que já é um pouco acima da média, porque celular é igual máquina fotográfica, vem uma memória irrisória para forçar vc a comprar outra.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O Frio voltou

Hoje o frio voltou, depois de mais de 10 dias de "nice weather". Eu vinha conseguindo fugir bem do frio até agora.

Qdo esfriou em Dezembro, e chegou a sensação térmica de -38, eu voltei para o Brasil. Até agora a mínima temperatura que havia sentido havia sido -24 (Apenas um dia em janeiro, depois que eu voltei do Brasil).

Enquanto a parte leste do Canadá chegou a atingir -50, o frio ia só até Saskatchewan (provícia vizinha de Alberta). Por aqui a temperatura estava positiva até, na maior parte do dia. Até ontem. Hoje caiu para -23 e hoje qdo fui pegar o onibus, uma mecha do meu cabelo congelou.

Eu enrolei o cachecol em volta do rosto e a humidade da minha respiração, fez parte do meu cabelo (que estava próximo a boca) congelar parcialmente. Isso em 10 minutos. Tempo que eu demorei para chegar ao ponto de ônibus. Ainda bem que não estava ventando muito.

Apesar disso não passei frio. A minha blusa de inverno nível 4 passou no teste (de aguentar temperaturas abaixo de -20.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Stomp

Hoje eu fui assistir a apresentação de Stomp. É um grupo que faz música utilizando latas, jornal, canos, vassouras, isqueiros, etc. Eles são bem famosos, fazem muita propaganda (como o Blue Man) e já se apresentaram no Brasil. Eles faziam a abertura para a apresentação do sistema Dolby de som das salas do Cinermark (vejam abaixo).

Gostei muito da apresentação. Se tiverem oportunidade de assistir, recomendo.

sábado, 17 de janeiro de 2009

COBS Bread

Finalmente eu encontrei uma padaria por aqui. Não é muito comum ver padarias como no Brasil. Eu costumo comprar pão nas padarias dos supermercados por aqui. A do Safeway é muito boa, por exemplo. Outro lugar cujos pães parecem mais bonitos, são tipo Empórios/Mercearias. Mas eu nunca havia encontrado uma loja que fosse apenas padaria.
Hoje eu encontrei a COBS Bread. Tem uma muito perto de casa.

Aproveitando o assunto dos pães, vcs não tem idéia como o pão de forma integral e outros tipos de pães integrais daqui são muito melhores que no Brasil. Sempre que fazia o checkup da Convergys, a nutricionista sempre falava para comer apenas pão integral. Mas eu odiava pão integral. Muito seco, sem sabor. Aqui no Canadá eu só como pão integral. Acho até melhor do que o pão normal.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Do not Call List

Pouco depois depois que eu cheguei aqui no Canadá, eles lançaram uma tal de "Do Not Call List". A idéia era proteger aqueles cansados de receber chamadas de empresas de telemarketing. As empresas de telemarketing teriam que respeitar a vontade dos cadastrados nesta lista e não ligar oferecendo produtos.

Pensei várias vezes em me cadastrar, mas acabei não cadastrando. Hoje respiro aliviada por nunca ter me cadastrado. O resultado dessa lista foi justamente o oposto. Pessoas que antes não recebiam telefonemas e se cadastraram por pensar que estavam se protejendo hoje estão sendo bombardeados por ligações de telemarketing.

Pois a regra só é valida para empresas canadenses. O Canadá não pode regulamentar as empresas de telemarketing de outros países. Então as empresas de telemarketing de fora do Canadá já botaram as mãos nessa lista (que é muito fácil de se obter no próprio site da regulamentação) e os canadenses cadastrados nessa lista si fu...

Carregando neve

Muita gente por aqui não tem garagem coberta. E muita gente também tem caminhonete. Então como está acontecendo uma exagerada quantidade de neve por aqui, vc acaba vendo muita caminhonete com a carroceria carregada de neve.
Porque todo mundo só limpa os vidros e os faróis. E já basta ter que limpar a própria calçada de neve. De qualquer forma, é uma cena engraçada.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Almoço de Natal

Almoço de Natal na Fazenda.

Natal tb é dia de aniversário do meu avô.

Iepê na véspera de Natal

Encontro de velhos amigos em Iepê, no Pesqueiro do Castilho.

Almoço de Aniversário do Cesar

Almoço de Aniversário do Ce. Infelizmente perdi de novo a performance dele como DJ. ;-) Espero que tenha sido d+.

Sábado - 13 de dezembro

Puxa, pulei o sábado, qdo encontrei a Simone, o Edson e a pequenina Mariana. Matamos saudades almoçando num ótimo restaurante japonês. Fiquei muito feliz por virem até São Paulo. Espero que venham me visitar aqui no Canadá. ;-)

Sábado a noite foi o Casamento do Zé Faria e da Fernanda. Nosso processo de imigração caminhou bem perto e embora o Zé já estivesse em Vancouver faz algum tempo, só fui reencontrá-los no Brasil ;-)

Infelizmente, a bateria da minha camera morreu antes que pudesse tirar qualquer foto. :-(

Ana & Val

Fiquei super feliz que tb pude encontrar a Ana e a Val na minha visita ao Brasil.
E ainda ganhei um convite para a festa de Fim de Ano da Nossa Caixa, onde fui com a Ana e relembramos os velhos tempos de facu nos acabando de dançar (a banda reprisou muitas música que costumávamos dançar. Só faltou a trilha eletrônica, mas daí seria querer demais), rs.

Me diverti muito. Uma banda bem animada e para finalizar a bateria da Águia de Ouro. Como todos sabem, não curto muito samba, qto mais enredo de escola de samba. Mas adoro a bateria. ;-)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Feliz Ano Novo

Estou de volta a Calgary. Ainda não terminei de postar todas as fotos do Brasil. Espero terminar nos próximos dias.

Aproveitei a volta para dar uma olhada nas promoções da Semana do Boxing Day (grande semana de promoções aqui no Canadá). Comprei minha jaqueta de inverno nível quatro. A que vai ter que aguentar as temperaturas abaixo de -15C. Neste exato momento meu termometro externo está marcando -20.8C.

Passei a virada de Ano Novo com a Lara, o Márcio e um colega de trabalho da Lara, Les, na festa da Associação Brasileira. Teve show com dois cantores brasileiros (Eduardo Mendonça e Dandara). No intervalo do show, quem tocou foi a banda do Neto. O brasileiro que ficou cego após ser atingido por uma bala perdida aqui em Calgary.

Ele parece estar se recuperando super bem. A Lara conversou com a namorada na festa, que informou que os dois estão aplicando para o visto de residência permanente. No lugar deles faria o mesmo. A infrastrutura e o apoio que eles terão aqui é muito melhor do que no Brasil. Aqui ele poderá encontrar emprego.

Acho que ainda não tinha mencionado aqui no Blog, mas meu colega de trabalho (só tem eu e ele de BAs na equipe) é cego. Ele usa um programa que lê para ele todas as informações na tela do computador. Ele escreve documentos, planilhas, lê e-mail, sem problema algum.