quarta-feira, 25 de março de 2009

Good Friday

A Sexta-feira Santa é chamada de Good Friday por aqui, e tb é feriado. Eu achei estranho, pois não achava que o Canadá teria feriados católicos, pois imaginava ser um país protestante. Mas conversando hoje com as duas canadenses que trabalham comigo, descobri que é provavél que a maioria seja católica, segundo elas por influência francesa. Ambas estudaram em escolas católicas e são católicas. Também comem peixe na sexta-feira, uma delas até me disse que a mãe dela mantem a tradição de comer peixe todas as sextas-feiras, não apenas a da semana santa.

E se considerarmos os imigrantes agora, como tem muito latino, só tende a aumentar a proporção católica. Sem contar que me falaram que existe uma igreja católica chinesa aqui em Calgary, que celebra missa em cantonês/mandarim.

terça-feira, 24 de março de 2009

The Hour

The Hour é um programa de entrevistas canadense, que eu adoro assistir. Vc acaba descobrindo quem são os artistas e personalidades canadenses. Embora eles não entrevistem exclusivamente canadenses, a maioria é canadense.

O que me faz lembrar the outro programa "Are they dead or Canadian?" que provavelmente deve ser outra forma dos americanos tirarem sarro dos canadenses porque quase ninguém sabe quem é canadense.

Mas voltando ao assunto principal, outro dia eu assisti uma reprise da entrevista com a banda Rush, um dos poucos entrevistados que eu já sabia serem canadenses, antes de assistir ao programa. Então o host do programa (George Stroumboulopoulos) pergunta ao Geddy Lee: "Você já foi confundido com outros artistas?". Ele responde sim. Recentemente confundiram ele com o Bono, e ele pede desculpas ao Bono, rs. E tb já perguntaram se ele era o Ozzy do "The Osbournes". Ao que o George responde, Ozzy do "The Osbournes" e não Ozzy do "Black Sabbath".

Veja a entrevista

terça-feira, 17 de março de 2009

Cinderella Project

No sábado passado eu participei de um outro projeto voluntário apoiado pelo Grupo Woman on Track: The Cinderella Project. O projeto é suportado por várias empresas de Calgary e tem como objetivo fazer um dia de Cinderela para que as formandas (do que seria o nosso 3o colegial no Brasil) que não tenham condições de comprar seu próprio vestido, não desistam da formatura por causa disso.

Eu me voluntariei como "Godmother" ajudando as garotas a escolher e provar os vestidos. A maior parte das garotas que atendi nunca tinha usado um vestido longo na vida e não faziam muita idéia do que escolher (apesar que com essa idade eu tb não). Elas saem de lá vestidas dos pés a cabeça. Escolhem um vestido, um par de sapatos, e acessórios (echarpes, estolas, xales, bolsa), bijuterias (de boa qualidade) e um kit de maquiagem. E é tudo doado, ou seja, passa a ser delas, não é emprestado.

Me impressionou a quantidade (mais de 2000 para 230 garotas) e qualidade dos vestidos. Me impressionou tb a organização e a preocupação com o sentimento das alunas. A idéia é que a alunas que não tenham condições de comprar um vestidos não se sintam nem um pouco desvalorizadas. E os vestidos não são de qualidade inferior.

Por que tantos vestidos, perguntariam vcs. O projeto tem por objetivo realizar o sonho das garotas. Não se trata de encontrar um vestido qualquer, mas de se encontrar O VESTIDO. Elas tem que se sentir satisfeitas e por isso precisam ter opções.

Abaixo vcs podem ver 1/3 dos vestidos disponíveis.
Apesar de 230 garotas terem sido selecionadas, atendemos um pouco mais de 200. As garotas são indicadas pelas orientadoras das escolas de toda a cidade e recebem um convite para vir ao evento e escolher seu vestido. Tem até uma motorista profissional voluntária, que leva as garotas do evento (que foi no ginásio de uma das escolas) até o trem (por que não é muito perto) É realmente realizar o sonho de cinderela e extremamente gratificante qdo vc vê o sorriso das garotas qdo estão saindo do evento.

Saint Patrick's Day

Hoje é dia de Saint Patrick e eu descobri que os canadenses tem o costume de vestir alguma peça verde. E alguns optam pelo vestuário completo em verde. E não são apenas os descendentes de irlandeses e funcionários de pubs.
E tb descobri porque o House fez referência a Saint Patrick's Day (no episódio de ontem uma paciente fez xixi verde). Os pubs servem o chopp mais verde que já vi. O chopp com licor de menta do Brasil é fichinha perto da cor do chopp verde daqui, rs.

Meu aniversário

Ontem foi meu aniversário e comemorei com os amigos no Domingo, com um almoço japonês aqui em casa.

E na segunda com o pessoal do trabalho:

E uma overdose de bolo.
Double Chocolate Fudge Ice Cream Cake (Dairy Queen) no Domingo e Bolo de Chocolate Branco com morangos (Sunterra). Ai ai dieta.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Pica-pau

É impossível não lembra do desenho do Pica-pau qdo se fala em Cataratas do Niágara. Qdo estive em Toronto em novembro passado, fui com o Tiago e o Luiz conhecer as Cataratas. Lembrei de tudo isso porque vi a seguinte reportagem na Folha:

Homem sobrevive a queda de 56 m nas Cataratas de Niágara.

A gente pegou um ônibus (porque as Cataratas ficam na cidade vizinha) e um guia muito falante conseguiu falar quase uma hora e meia seguida sem parar. Entre as histórias que ele contou, como bem lembrou o Tiago, é que se alguém decidisse fazer o mesmo que o pica pau e pular d'um barril nas Cataratas, primeiro teria que sobreviver a hipotermia (segundo o guia, em dois minutos uma pessoa poderia morrer, mas o cara da reportagem ficou 45 minutos fugindo do helicóptero dentro d'água). Se a pessoa sobrevivesse ela seria presa (sujeita a fiança de 1000 CAD) e seria obrigada a se submeter a um exame de sanidade mental.

Nesso ponto a mídia do Canadá é diferente do Brasil. Só vi uma reportagem sobre o assunto e tentei procurar informações sobre o que aconteceu com o cara depois que o resgataram, mas nada.

Segue a foto que o Tiago tirou do helicóptero, qdo estivemos lá. Percebam que é o mesmo helicóptero que aparece na foto da reportagem, fazendo o resgate.

domingo, 8 de março de 2009

Scrapbook kit

A Rê me deu de presente de aniversário adiantado um kit de scrapbook. Eu amei: São dois albuns e 1300 peças (botões, fitas, adesivos, carimbos, etc). Agora não tenho outra saída senão me juntar a ela nesse novo passatempo.
Scrapbook é muito mais popular aqui do que no Brasil, mas tb, aqui é muito mais barato e portanto mais acessível. Mas é preciso tomar cuidado, porque ainda sendo mais barato, se vc se empolgar acaba gastando demais. São tantas opções. ;-)

Canadian Food

Eu achei esse tipo de abóbora (squash) muito interessante. Chama spaghetti squash e vcs podem ver pelas fotos abaixo porque é chamado assim.



Segundo destaque para os min-cup cakes. Já experimentei aqui cup-cakes gostosos e outros nem tanto. Estes aqui são muito bons (Safeway), mas prestem atenção na data de fabricação, pois são gostosos no máximo dois dias depois de feitos.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Faxineira em Calgary

Hoje eu vi um anúncio no mural do meu prédio de uma pessoa (engenheira e desempregada, segundo a descrição) oferecendo serviço de faxina por 5o CAD (para limpar o apto, exceto os quartos). Os 50 dólares inclui material de limpeza, menos aspirador de pó.
Foi a primeira vez que vi um anúncio do tipo aqui em Calgary e achei relativamente barato considerando os padrões canadenses. Se alguém se interessar me avisa que eu passo o telefone.