quarta-feira, 29 de julho de 2009

Hottest day ever

Bom, para quem ainda não acredita em aquecimento global, British Columbia (que é a província onde fica Vancouver) acabou de bater históricos recordes de temperatura. Incluindo Vancouver, que bateu o recorde de quase 50 anos, atingind 33.8 Celsius.

Hottest day ever in Vancouver


Me admirei que algumas cidades atingiram os 40 graus ou chegaram muito perto disso.

E eu aqui reclamando do calor de Calgary e que estava tendo que dormir de ventilador ligado. :-) Aqui acho que no máximo tivemos um dia de 30 graus.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Meu trabalho

Segue um post em comemoração ao aniversário do meu trabalho na CP, rs...

Ontem eu participei de um teste muito interessante com um dos sistemas que trabalho. Mais especificamente, a parte que estávamos testando, monitora o impacto que as rodas do trem exercem sobre os trilhos e gera alarmes para os controladores de tráfego de trem. Esse alarmes podem solicitar a redução da velocidade do trem e/ou uma parada de emergência para consertar a roda na próxima oficina disponível.

O mesmo alarme é enviado para dois sistemas diferentes em tempo real e eu nunca tinha visto acontecer em uma situação real (só numa máquina de teste). Nesse dia a gente rodou um teste em Produção e daí fomos acompanhar os resultados no NMC (Network Management Centre). É o centro de operações dos controladores e planejadores do tráfego ferroviário da CP.

É interessante porque o meu sistema não tem interface. É tudo processamento em background. Então é interessante ver o resultado final em outro sistema que se alimenta das informações que o meu gera.

Mas a outra parte mais interessante foi conversar com o Controlador. Ele estava me contando que qdo acontece um problema e ele tem que pedir para o maquinista reduzir a velocidade, muitas vezes ele recebe pedidos do socorro do maquinista porque as pessoas começam a jogar pedra no trem. Qdo o trem reduz a velocidade, muitas vezes reduz para 30 ou 20 milhas por hora e não e nessa velocidade é possível acertar o maquinista.

Eu fiquei intrigada. Porque diabos tantas pessoas tacam pedras no trem. Ainda mais aqui no Canadá. Bem, os trems aqui tem em média 100 composições. É muito fácil se deparar com trens de 115, 120 composições, incluindo as locomotivas (Só não tem mais porque não dá, mas um outro projeto está trabalhando para conseguir aumentar esse tamanho). Então, imagine esse monstro passando a 20 milhas por hora, quanto tempo as pessoas tem que ficar esperando para conseguir cruzar os trilhos. Agora, imagine vc atrasado para o trabalho, tendo que esperar o monstro passar. Vc vai pegar a primeira coisa que achar no chão (pedra) e descontar sua raiva no monstro de ferro.

E daí, coitado do maquinista que fica no meio da composição (sim, porque composições desse tamanho tem pelo menos 3 locomotivas, uma delas sempre no meio, para poder ter potência suficiente para puxar a composição). É o infeliz do meio que vai sofrer as consequências da paciência perdida das pessoas que estão esperando o trem passar.

Um ano trabalhando na CP

No dia 14 completei um ano nesse meu novo emprego na Canadian Pacific Railway. As canadenses que trabalham comigo me perguntaram como eu me sentia depois de um ano. Se parecia apenas 6 meses ou se parecia que fazia décadas.

Bom, é incrível mas eu sinto ambas as coisas ao mesmo tempo. Se por um lado parece que foi ontem que eu comecei a trabalhar, por outro aconteceram tantas coisas e eu aprendi tanto que parece que faz anos que comecei há trabalhar aqui. :-)

Duas pessoas da minha equipe trabalha para CP há mais de 8 anos. Todas as outras trabalham há mais de 20 ou 25 anos. É incrível como as pessoas aqui tem emprego mais fixo e acho que na CP, a média é ainda maior comparada há outras empresas. Sem contar que tem muita família trabalhando. Conheci casos de irmãos, ambos trabalhando e o que é muito mais comum, várias gerações da mesma família trabalhando. Vc escuta muito a frase eu trabalhei com o pai de fulano. Conheci um cara de Montreal começou a trabalhar na CP. Mas também é a empresa mais velha que eu já trabalhei, criada em 1881.

sábado, 11 de julho de 2009

Stampede

Ok, ok, de tanto as pessoas no trabalho me perguntarem e se espantarem por eu não ter ido ao Stampede até agora, resolvir ir hoje, pois estava um dia bonito e com sol.

Também estava com vontade de ir assistir ao Grand Stand Show (um espetaculo com humor, danças e apresentações circenses que termina com uma grande queima de fogos). Acontece uma vez por dia, a noite e me disseram que o espetáculo desse ano está bem melhor do que o ano passado (que foi ótimo). Mas enfim, tive que escolher entre esse ou o show do Pearl Jam, esse último acabou ganhando.

Voltando ao assunto, resolvi então ir experimentar as comidas típicas e conhecer duas coisas que não fui no ano passado. A apresentação dos Superdogs (cães amestrados) e o stand que vende bugiganga.

As apresentações dos cães foi legal. Nada de extraordinários, mas eu gostei dos cachorros. Tão bonitos! Na parte das bugigangas eu tive que me conter para não sair comprando. Sabe aqueles produtos legais que anunciam na TV com promoções maravilhosas (no Brasil são caras, mas aqui são baratas) cujo frete é mais caro que o produto. Bem, por esse motivo normalmente eles vendem em eventos como o Stampede e eu fui lá conferir.

Acabei comprando um SHAM WAW. Sério, não riam (ok, podem rir sim). A toalha funciona mesmo e eu recebi um monte de comentários positivos de quem comprou.

E quanto as comidas, experimentei o Corn Dog (como se fosse um hot dog empanado num espeto), os super famosos mini donuts e repeti a limonada do ano passado. Tb experimentei Beer Peanuts (parece com o amendoim japonês, o doce, não o salgado).

Eles inventaram tb um tal de Deep Fry Oreo (o nome diz tudo né?), mas a minha consciência não me deixou experimentar. Ah, aqui tb tem maçã do amor (Candy Apple). A tradicional vermelha (exatamente como a que conhecemos no Brasil) e inúmeras variações com chocolate, amendoas e os confeitos bonitinhos que tem por aqui.

Mas o que mais me impressionou foi a máquina de fazer e fritar os mini donuts. A massa vai para dentro de um tubo que cospe os mini donuts no óleo quente. Dentro do óleo, tem um canal em formato de caracol, por onde o mini donut "navega" até um ponto em que tem um pequeno arco de arame, que automaticamente vira os donuts. No final do caracol tem uma esteira, que tira os donuts do oléo e os derruba dentro de uma caixa de acrílico.
Eu não me canso de impressionar como existe máquina para tudo aqui.
Achei uma foto da máquina no google:

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Me virando no Canadá

Descobri tantas formas diferentes de chegar ao centro de Calgary para trabalhar (usando transporte público) que agora estou super feliz com a localização do meu apto. Tenho várias opções e estou conseguindo acordar mais tarde para trabalhar. Graças a um terminal de ônibus que descobri muito perto de onde moro (15 minutos caminhando).

Tem quatro linhas diferentes de ônibus, duas delas expressa (chegam ao centro mais rápido pois tem menos paradas) e agora até descobri uma forma de chegar ao trem, pegando apenas um ônibus e o melhor, sem precisar pagar estacionamento.

Antes era possível dirigir até a estação de trem mais próxima e estacionar de graça. Agora todas as estações de trem e muitos estacionamentos próximos a terminais importantes de ônibus são pagos.

Hiking in Lake Louise

Eu descobri o quanto estou fora de forma. Bicicleta ergométrica e caminhadas não adiantaram de nada qdo o assunto foi terreno inclinado.

Que vergonha! Nem sou tão velha assim para por culpa na idade, rs...

Felizmente a paisagem compensou totalmente!

Mais fotos aqui:


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Happy Canada Day

Hoje é Canada Day, dia em que celebramos o aniversário do país (142 anos) que surgiu da união de quatro províncias.

É feriado por aqui, mas eu fui trabalhar para poder tirar folga na sexta.
Nossa é impressionante como o centro é diferente num feriado. Qdo cheguei para trabalhar parecia uma cidade fantasma, quase todas as lojas fechadas, acessos ao Plus 15 fechados. Quase todos os acessos ao prédio onde trabalho estavam fechados e tive que testar vários até conseguir entrar...

Qdo sai para almoçar era outra história. A maioria das lojas continuava fechada, exceto por praticamente uma rua (a 8th Avenue) e o TD Square. Apesar disso muitas e muitas pessoas estavam passeando pelo centro.

Além disso parece que o Canada Day é o segundo maior dia de promoção e liquidações no Canada (passear por lojas nessa semana é uma tentação). Aparentemente só perde para o Boxing Day (26 de Dezembro).