sexta-feira, 29 de maio de 2009

Viva o sol

Morar num país muito frio tem suas vantagens.

Hoje a previsão do tempo dizia que a máxima seria 27 C. Como não faz uma temperatura tão alta desde Setembro do ano passado, fui liberada do trabalho mais de 1 h mais cedo (antes das 15h30) para aproveitar o dia e o sol. É sério. Tanto a parte de voltar mais cedo qto a razão de voltar mais cedo.

Teve alguns até que foram para casa na hora do almoço.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Cabine no lago

No Brasil, quem tem dinheiro sobrando compra casa na praia. Sem entrar nos méritos de ser um bom negócio ou não, aqui no Canadá o equivalente é ter uma "cabine", "chalé" nas montanhas ou de frente para um lago (e aqui o que não falta é lago, rs...).

Um dos meus gerentes passou duas semanas das férias dele construindo a cabine dele, perto de um lago em Shuswap. Ele trouxe fotos para a gente ver, porque ele havia me contado algumas vezes sobre isso (ele teve que alugar um helicóptero para levar o material de construção até o local) e eu não conseguia imaginar como eram as peças.

Eis que parece um lego gigante. Não sei se dá para perceber por essas fotos (ele me mandou só algumas, mas eu vi as fotos do passo a passo. Cada prancha de madeira dessa na foto se encaixam umas nas outras. Ele montou quase tudo sem usar um prego. É tudo encaixado. Inclusive as janelas.

Mas sem engana quem pensa que é trivial. No final, por causa da chuva e porque a cabine fica na beira de um barranco (uma queda que não se deve desprezar) ele contratou uma equipe para ajudá-lo na montagem final. Tem é claro os truques que não vem no manual, que os caras que tem experiência montam num segundo e vc quebraria a cabeça para executar.

Blue Cart

Para quem não sabe, eu estou morando na casa da Rê e do Rô, temporariamente, para cuidar do Roper e da Rebeca enquanto eles estão de férias no Brasil.

A prefeitura de Calgary implantou um sistema de recolhimento de lixo reciclável, que por enquanto vai funcionar apenas para quem mora em casa (ou seja, não vale para mim que moro em apto). Eles distribuem os "Blue Carts" onde vc coloca todo o lixo recíclavel (sem precisar separar) e o mesmo é recolhido uma vez por semana. Tem um custo de 8 doletas mensais, mas eu acho que para quem tem família, vale a pena pagar do que ter que dirigir até o local de recolhimento para deixar o lixo lá.

Anyway, eu coloquei o Blue Cart para ser recolhido na semana passada e nada. Daí pensei, deve ser por causa do feriado que teve na semana passada e por isso não recolheram o lixo. Então coloquei novamente essa semana e nada. Só hoje eu descobri lendo o jornal, que NW (onde fica a casa da Rê) só começarão a recolher o lixo na semana do dia 9 de junho.

O engraçado é que eu acho que todos aqui da rua tb não devem saber, porque todo mundo botou o blue cart para fora para ser recolhido ;-)

terça-feira, 26 de maio de 2009

Excesso de velocidade

Talvez seja a crise, mas eu prefiro acreditar que seja uma ação para diminuir os acidentes de carro na cidade. Eu vi mais guarda e mais gente sendo multada agora nesse mês de Maio, do que todo o resto dos meses desde que cheguei em Calgary.

E é incrível como o resultado é rápido. A maioria está respeitando a velocidade agora (antes a maioria andava no mínimo 10 km acima da velocidade permitida).

Mas tb, aqui a multa doi mais no bolso, pois não é só o valor da multa. Quem toma multa paga mais caro o seguro do carro. Uma única multa já faz diferença e quanto mais multa, mais caro o seguro, pois indica que vc é um mau motorista.

sábado, 9 de maio de 2009

Estréia Star Trek

Ontem estreou aqui Star Trek. Existe uma cidade aqui no estado de Alberta chamada Vulcan que tentou de diversas formas conseguir uma sessão de pré-estreia.

Existe uma convenção de Star Trek maníacos que ocorre lá todo ano, mas eles não conseguiram, pois a cidade é muito pequena, imagino. A única coisa que eles conseguiram foi o patrocínio para o frete de ônibus para 300 pessoas que foram sorteadas entre os moradores da cidade para assistir uma sessão especial no dia da pré-estreia no IMAX daqui de Calgary.

Duas pessoas da minha equipe, tiraram a tarde de folga (aqui é como nos EUA, todos tiram as férias picadas, inclusive 1/2 dia de férias) para ir assistir a primeira sessão da estréia.

Um homem e uma mulher, ambos têm mais de 40 anos. Eu achei muito peculiar. Ainda mais porque a gente mantém o calendário de férias numa planilha compartilhada pela equipe. E o nosso gerente pediu para marcar na planilhas as datas que a gente escolheu que não poderiam ser transferidas e o motivo. Tipo, passagem ou pacote de férias já pagos. E eles escreveram lá, intransferível, estréia do Star Trek. ;-)

Imagina que eu poderia fazer isso em qualquer dos empregos que tive no Brasil... :-)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Supertrain

No dia 18 de Abril eu fui ao Supertrain, um evento de ferromodelismo que ocorreu aqui em Calgary e segundo o site é o maior do Canadá. Se é mesmo o maior não tenho certeza, mas foi o maior que eu já vi, beeem maior.

Ocupou uma quadra de futebol toda e tinha todos os tipos de escala existentes no Canadá. E eu que imaginava que fossem apenas três.


Mini Tim Hortons


Maquete de Lego

Olha como o lago parece água de verdade



Detalhes impressionantes