sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Política e Crime

Um membro do parlamento do partido conservador aqui do Canadá está sendo fuzilado pela oposição por ter insinuado que os imigrantes são responsáveis pela escalada da violência observada nas grandes cidades do Canadá. Muitos estão exigindo a renúncia dele. E considerando outras situações que já observei na política por aqui, não duvido que ele seja obrigado o renunciar.

Quanto a isso, dois pontos a observar:

1) Imagine o que as declarações do políticos do Brasil, causariam aqui no Canadá. A primeira declaração pública do Lula teria causado o impeachment dele, heheheh... A Marta Suplicy nunca seria nem cogitada para nenhum cargo público depois do "Relaxa e Goza" dela.

2) IMHO, a razão do aumento da violência é o aumento da população. Cidades grandes, com grandes oportunidade de emprego, que tem crescimento muito rápido, sempre enfrenta aumento da violência. Quanto mais gente, mais crime. Muito ser humano junto sempre dá caca. E se a cidade não toma as devidas precauções, o crime não aumenta apenas em números absolutos. Se torna proporcionalmente maior.

Não tem jeito, o ser humano só age civilizadamente se ele souber que há punição e a punição for rigorosamente aplicada. Nunca acreditei que países de primeiro mundo são civilizados porque são mais ricos ou mais educados ou mais bonzinhos que as pessoas no Brasil. A questão é que a punição ocorre e por isso as pessoas respeitam mais as leis.

Nenhum comentário: