segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Meus primeiros 6 meses

Bom, aí vai o meu balanço, da forma mais resumida que consegui colocar.

O que eu gosto do Canadá:
1) Chego em casa cedo.
2) As pessoas são sempre muito educadas e te tratam com respeito.
3) As pessoas não estão sempre querendo se aproveitar de vc. Vc já viram algum gerente de banco aconselhar vc a fazer algo que é melhor para vc e não melhor para o banco? Pois é.
4) Vc paga menos imposto que no Brasil e tem retorno: saúde, educação, transporte, etc.
5) As pessoas respeitam horários e são pontuais. No trabalho e no dia-a-dia.
6) É proibido fumar em lugares fechados. Mesmo bares, boates, restaurantes. Em muitos lugares é proibido fumar tb num raio de 3 metros das entradas dos edifícios, prédios comerciais, etc.
7) Eu voltei a gostar de dirigir aqui. Como é bom dirigir num lugar em que as pessoas conhecem e respeitam as regras de trânsito. Aqui em Calgary, eles só não respeitam o limite de velocidade. ;-)
8) Vc tem uma sensação confortante de que vive num país mais justo. Eu vivia frustrada no Brasil por me sentir a única idiota que paga imposto (de renda, de carro, etc); que paga multa (de trânsito, de conta atrasada, etc); que paga condomínio; que respeita as leis; que respeita o trânsito; etc.

O que não gosto/ sinto falta do Brasil:
A) Ficar longe da família.
B) Ficar longe dos amigos.
C) Sair para almoçar todos os dias com os colegas de trabalho. Sinto falta da confraternização da hora do almoço, dos papos, dos restaurantes de São Paulo. Aqui é como nos EUA que as pessoas almoçam rápido (30 minutos) e em suas mesas. A idéia é voltar o quanto antes para casa. Os almoços de confraternização existem, mas são apenas para ocasiões especiais.
D) Não imaginava que veria isso aqui, mas as pessoas jogam lixo na rua e nos lagos. Não é tão descarado quanto no Brasil, mas é o bastante para incomodar. Aqui tem menos fumantes, mas eles compartilham a mesma visão distorcida e repugnante do brasileiro de que bituca de cigarro não é lixo. E jogam por todo lugar menos no lixo.
E) Sinto falta da Pizza (de São Paulo). Se não fosse pelas noites de pizza (o Rodrigo está ficando especialista em pizza) esse seria o ponto mais impactante no quesito comida.
F) Limpar a casa toda sozinha. Na verdade para mim não é um ponto tão negativo, uma vez que moro sozinha e é bem simples manter tudo limpo. Só dá preguiça as vezes. Mas para quem tem filhos pequenos, deve ser bem negativo. ;-) Sabe qdo vc nunca conseguem manter sua casa limpa, vc vai limpando e eles vem sujando em seguida.

O que eu ainda não sei:
- O inverno. Ainda não passei por um inverno aqui para saber qual a minha opinião sobre ele. Mas é um fator importante. Muitas pessoas que desistem de viver aqui é porque não conseguem se acostumar com ele. Ele não é o único fator, mas em geral é um dos fatores que mais pesam na decisão.

Um comentário:

Renata Ceneviva disse...

Oi Sa,
Muito interessante o seu post. Achei seu levantamento super justo!
Entao, o plano eh aproveitar o inverno! Vamos comprar nossos patins essa semana??!!! ;-)
Beijao,

Re