terça-feira, 28 de outubro de 2008

First Aid & 911

Tem alguns cursos obrigatórios que eu preciso participar na CP. E quem é funcionário há mais tempo, tem que refazer os cursos a cada três anos. Acho que cheguei a comentar aqui antes sobre o curso de Discrimination & Harassement (foi bem interessante para aprender mais sobre os costumes daqui).

Hoje eu participei do curso de Primeiros Socorros, que me concedeu inclusive um certificado da Cruz Vermelha, que garante que estou capacitada a ministrar primeiros socorros. :-) Vcs podem se sentir mais seguros qdo eu estiver por perto, heheheh...

Alguns pontos bastante interessantes sobre o assunto:

- Se vc tem algum tipo de certificado reconhecido, uma pessoa não pode te processar, caso vc não seja bem sucedido ao tentar ministrar primeiros socorros, ou a pessoa sofra algum tipo de sequela. A Cruz Vermelha tem um fundo específico para defender a pessoa certificada, de algum tipo de processo, mas segundo a instrutora, a Cruz Vermelha nunca precisou usar.

- Eu aprendi como utilizar um desfibrilador. Aqui no Canadá os desfibrilatores conversam com vc, indicando todos os passos a serem seguidos (para que qualquer porta consiga utilizar, mesmo com a pressão e a adrenalina correndo soltos).

- Aqui no Canadá é muito comum ter desfibriladores em locais públicos. E vários. Mas eu nunca havia prestado atenção.

- Eles ensinam a, na dúvida, sempre ligar para o 911. Se a pessoa desmaiar porque cortou o dedo numa folha de papel vc deve ligar para o 911.

- Eu aproveitei essa deixa para perguntar sobre a situação que ocorreu com a Adriana e o Fábio, que receberam uma conta de mais 300 dólares (eles entenderam que receberam a cobrança porque acionaram o 911 sem ser para uma emergência). Na verdade, eu descobri que não foi bem isso. Eles fizeram certo em chamar o 911. Eles não foram cobrados porque não era uma emergência, mas sim porque o SERVIÇO DE EMERGÊNCIA É PAGO (pelo menos aqui em Alberta, não sei quanto as outras províncias).

- Se vc chamar o 911 para atender uma pessoa que está tendo algum tipo de problema, mesmo que seja fora da casa dela (na rua, por exemplo), a pessoa atendida vai receber a conta referente ao tratamento de socorro prestado. Mas existem vários cenários em que vc não precisa pagá-la: qdo vc não tem dinheiro para pagar (está desempregado, por exemplo), alguns casos específicos de atendimento de emergência e a maioria das pessoas não paga (ou paga apenas uma porcentagem) porque a empresa em que trabalham pagam plano de saúde particular, que cobre total ou parcialmente o tratamento de emergência.

- Então, segundo o treinamento, não pensem nisso da hora de socorrer uma pessoa. Na dúvida da gravidade do estado de alguém, sempre chamem o 911. E caso recebam alguma conta referente a isso, tem um número de contato, em que vcs podem ligar e se informar em qual das situações vc se encaixa, para não ter que pagar.

- Na verdade eles usam mais o acrônimo EMS (Emergency Medical Care) ao invés de 911, porque nem toda província do Canadá o número é 911.

- Para administrar CPR (massagem cardíaca) vc deve pressionar a caixa toráxcica no local específicado e deve pressionar de forma que (para uma pessoa adulta) vc comprima pelo menos 1 polegada (2,5 cm). Isso pode machucar (e alguns mais radicais dizem que se vc não quebrar pelo menos um costela durante o procedimento, vc não estava fazendo força suficiente, e consequentemente seu procedimento é inútil) e por isso eles mencionam a questão de processo.

- Se uma pessoa está se engasgando, vc não pode chegar simplesmente e iniciar o procedimento de socorro. Aqui as pessoas tem muitas restrições com a questão de sair tocando ou pegando em uma pessoa sem consentimento. Ainda mais um total estranho, mesmo que ele esteja tentando ajudar. Então, se a pessoa estiver consciente, primeiro vc deve fazer perguntas para ter certeza que a pessoa está engasgando e não tendo um ataque de asma, alergia ou outra coisa cujo procedimento pode ser diferente. Segundo, vc deve pedir o consentimento da pessoa. Somente se ela concordar, vc começa a administrar o socorro.

- Se a pessoa se negar (mesmo que seja somente através de um balançar de cabeça) vc deve respeitar a vontade da pessoa e não fazer nada. Nesse caso eles aconselham vc a ficar por perto e observar se a pessoa melhora. Caso a situação vá piorando, vc continua pedindo o consentimento, até a pessoa permitir ou ficar inconsciente. Se a pessoa ficar/estiver inconsciente, significa que vc tem o consentimento automático para administrar os primeiros socorros.

Nenhum comentário: