quarta-feira, 29 de abril de 2009

Um ano de Canadá

Acabo de completar exatamente um ano desde que imigrei para o Canadá. Um ano simplesmente voa. Nem parece.
Deveria fazer um balanço de um ano, mas estou com preguiça. ;-)
Então só vou complementar o meu balanço de 6 meses descrevendo o que achei do meu primeiro inverno:

Só passei um inverno por aqui, sobrevivi e nem o inverno me desanimou de continuar por aqui. Aliás eu achei que ia passar um aperto maior e estava preparada para o pior e no final acabou que não achei um bicho de sete cabeças.

O segredo é prestar atenção na previsão do tempo (checar todo dia) para poder planejar a roupa que vc sairá de casa. Se vc estiver bem preparado, não passa frio.

E quando está realmente muito frio (-30 ou abaixo) vc deve realmente é ficar dentro de casa e reduzir ao máximo a exposição ao frio, porque não há roupa que te ajude, hehehehe... Mas eu pegava onibus normalmente, mesmo nessa temperatura. Porque vc pode confiar nos horários do ônibus (+ ou - 3 minutos) e programar o horário de sair de casa e chegar no ponto de ônibus de modo a reduzir o tempo que vc vai ficar num ambiente não aquecido (o ponto de ônibus).

Como eu trabalho no centro, o ônibus me deixa quase na porta do +15 (conexões na altura do segundo andar dos prédios que permitem que se locomova pelo centro de Calgary sem se expor ao ar livre) e eu caminho os 5 ou 6 quarteirões até o trabalho sem passar frio. Em algumas partes do centro tem tb um +30 (terceiro andar). Lembrando que eu estou considerando o padrão canadense, onde o primeiro andar é o terreo.

Outro ponto positivo específico de Calgary é o Chinook. Como já falei em posts anteriores, é uma corrente de ar quente que quebra o frio do inverno quase que semanalmente. Vcs não tem idéia de como é boa a sensação de -5 ou 0 graus depois de três ou quatro dias de temperaturas na casa dos -30.

Em compensação a primavera demora mais para chegar por aqui. Eu acho que esse mês já nevou mais do que nevou em todo o mês de novembro. A diferença é que a neve não dura muito (qdo consegue acumular) e vc vê coisas esquisitas como neve, sol e chuva no mesmo dia. Eu acho o máximo, mas os canadenses odeiam, porque a grama e a paisagem demora muito mais para ficar verde novamente e fica mais difícil de decidir quando eles devem começar a investir no jardim. ;-)

2 comentários:

Renata Ceneviva disse...

Nossa, o tempo voa mesmo! Lembro direitinho do dia em que vc chegou... fomos te buscar no aeroporto e depois almocamos no Tim Hortons... lembra?
Beijao e que venham muitos mais anos de Canada ;-)
Re

Rurik disse...

E logo logo começarei minha contagem. Nos aguarde....Bjos