sexta-feira, 23 de maio de 2008

Driver's Licence

Comecei ontem a ler o livrinho com o conteúdo da prova teórica para eu tirar minha carteira de motorista aqui de Alberta. Cada província do Canadá tem suas regras, e sua carteira. Se um dia eu for morar em outra província do Canadá, precisarei cancelar a minha daqui e fazer a da outra província.

A carteira de motorista é como se fosse sua carteira de identidade.

A minha carteira de motorista do Brasil é válida por 90 dias. Depois disso, só posso dirigir aqui se tiver uma carteira daqui. Se eu passar na prova teórica, eu terei o direito de dirigir se o meu acompanhante possuir uma carteira válida.

Para conseguir uma carteira de motorista de nível 5, equivalente ao que eu tinha no Brasil, preciso ainda fazer uma prova prática e exame de vista.

Aqui eles levam bem a sério as regras de transito. A prova prática dura no mínimo 25 minutos e cada infração que vc comete eles tiram pontos. Por exemplo, qdo existir uma placa STOP, vc deve fazer um "full STOP". Ou seja, vc tem que parar o carro TOTALMENTE, independente se vem carro ou não. Existem regras um pouco diferentes em relação ao semáforo. Por exemplo, vc pode virar a direita se o semáforo estiver vermelho, mas não houver nenhum carro vindo na via onde o semáforo está verde. Existem regras específicas quando vc passa na frente de um parque ou de uma escola, ou se houver um ônibus escolar na sua frente.

É bem interessante. Se alguém tiver tempo livre e estiver com curiosidade sobre outras diferenças, vcs podem fazer o download do livro.

Nenhum comentário: