sábado, 3 de maio de 2008

HSBC

Esse assunto merece um post a parte. Grande, mas quem pensa em imigrar para o Canadá, vale a pena ler, porque nem o pessoal do HSBC vai saber informar a vc o que eu estou escrevendo aqui.
Eu havia lido em um blog e o Zé Faria tb tinha me dito, que o HSBC é o único banco (do Brasil) que te auxilia a abrir um conta no HSBC de outro país, se vc for um cliente Premier.
Fui atrás disso, e acabei abrindo a conta no HSBC por conta disso. Tive que levar a página do HSBC impressa para que o gerente soubesse do que eu estava falando. Eles te encaminham para a área internacional do HSBC (que vai conhecer o assunto mais que o gerente da sua conta, mas tb te passam informações erradas), que em contato com vc faz a abertura da conta do exterior. Não sei se tudo que eu estou listando aqui vale para qualquer país que tenha HSBC, mas são válidas para o Canadá.
O pessoal do banco HSBC no Brasil te informa muita coisa errada, por desconhecimento (Prefiro acreditar). Por exemplo, me disseram que eu não poderia ter cartão de crédito no HSBC do Canadá, pois tinha menos de 6 meses de conta no Brasil. Eu envolvi gerentes de duas agências diferentes e mais duas pessoas diferentes da área internacionl (porque o cartão de crédito era o principal motivo de eu ter resolvido fazer esse esquema). Resposta no Brasil foi que seria impossível. Mas a primeira coisa que a gerente da área internacional do HSBC do Canadá fez ao me dar as boas vindas, foi me oferecer um cartão com um limite muito bom.
Bom, segue as vantagens e desvantagens de fazer o que eu fiz:
Vantagens:
- Vc não paga manutenção de conta no exterior.
- Vc pode fazer transferências de dinheiro entre sua conta no Brasil e sua conta no exterior de graça, se a transferência for igual ou menos que 10,000.00 USD. Caso contrário eu pagaria R$150,00 por cada transferência.
- Vc é considerado premier no Canadá, com os seus investimentos no Brasil (que é um valor muito, muito inferior ao necessário para ser considerado Premier no Canadá). *
- Vc consegue um cartão de crédito no Canadá, mesmo sendo um imigrante.**
- Se vc estiver com receio, pelo HSBC possuir poucas agências no Canadá (em relação a sacar dinheiro e ter que pagar por isso), fique tranquilo, pois vc tb pode sacar nos ATMs do Bank of Montreal sem pagar por isso. (Isso eu só descobri aqui no Canadá)

Desvantagens:
- Vc tem que deixar parte do dinheiro investido no HSBC do Brasil, para manter sua conta premier.
- Se vc não deixar o valor suficiente para ser isento de manutenção de conta, vc paga a manutenção da conta. (meu caso).

* Isso é importante, pois ao chegar no Canadá vc é ninguém, não tem histórico de crédito nenhum. E pior, no meu caso, eu vim sem emprego definido. Imagina se o banco ia me considerar alguma coisa. :-)
**Isso eu tb acho importante, porque caso contrário, a única forma de eu conseguir um cartão aqui, seria fazendo um fundo fixo de segurança. Ou seja, vc deposita um valor (o valor que vc deseja como limite do cartão) como garantia para o seu limite e vc não pode tocar nesse dinheiro.

Nenhum comentário: