sexta-feira, 30 de maio de 2008

Congestionamento em Calgary

Hoje eu vi um congestionamento aqui em Calgary (primeira vez que vi uma fila de carros com mais de um km de comprimento). É claro que é fichinha perto do que eu enfrentava em São Paulo, mas existe. E não foi uma exceção de hoje, mas é que como não estou trabalhando, não tenho saído em horário de rush.

O engraçado é que a hora do rush aqui começa as 16h30, porque as pessoas costumam sair do trabalho as 16h00, 16h30 (meu sonho de consumo!! :-) ). Lá pelas 18h00 já alivia bastante, tanto o trânsito qto o movimento no trem e no ônibus. E agora que anoitece só após as 22h00, dá para aproveitar bastante o dia.

Então não tem desculpa para não fazer algum tipo de esporte. Aliás os canadenses são muito esportistas e quase não se vê obesos por aqui.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dia trágico em Calgary

Nas duas primeira semanas que estive em Calgary, os jornais só falavam na escalada de violência que estava ocorrendo na cidade. Em pouco mais de 4 meses, ocorreram 10 assassinatos na cidade. Os calgarianos estavam revoltados e preocupados com a violência. Imagina 10 assassinatos numa população de mais de 1.000.000. (Perto do Brasil, isso é fichinha, mas para os padrões canadenses é bem alto).

Eu acho o aumento da violência ocorreu devido ao rápido crescimento da cidade. E apesar de ser estranho ver os cidadãos reclamando por causa de 10 assassinatos, eu acho muito bom que a população não se conforme com a violência e critíque e exija ações do governo em relação a isso.

Todo esse contexto foi para explicar como os calgarianos estão abalados com uma tragédia que ocorreu ontem na cidade. Cinco pessoas, três adultos e duas crianças foram encontrados mortos em casa, ontem de manhã. Todos estão achando que se trata de um crime doméstico, que o marido matou a todos e depois se matou. Apenas uma das filhas do casal, de 1 ano de idade, foi encontrada viva na cena, sem ferimentos.

Mas de qualquer forma, isso abalou profundamente a cidade. Todos os policiais que atenderam ao chamado, estão se submetendo a tratamento psicológico. Em entrevista a rádio, eles mal conseguiam contar o que aconteceu ao reporter, devido a emoção e ao choro.

- Five murdered
- Father likely responsible for northwest Calgary deaths

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Calgary Zoo


Hoje eu fui conhecer o zoológico aqui de Calgary: Calgary Zoo. É muito bonito e não deu tempo de ver todas as atrações hoje , mas tudo bem. Eu comprei um passe que é válido por um ano. Então eu poderei voltar outro dia para terminar de ver as atrações, assim como ver as novas (tem um monte de lugares sendo contruídos) e ver as atrações de inverno (boa parte dos lugares estava fechada e imagino que devem abrir no inverno.

Tem também uns passeios especiais e todo domingo tem "brunch". No dias dos pais (que aqui é em Junho, dia 15) vai ter um brunch especial.

E tudo é muito limpo, organizado e os banheiros parecem banheiros de shopping. Vale a pena conhecer!

Os locais de exibição são grandes e possuem pontos de vista privilegiados. Os animais mais populares possuem arquibancada para que as pessoas possam ficar admirando. E existem alguns pontos de observação bem legais, onde a gente se aproxima bem dos bichinhos.

Vejam as fotos: http://picasaweb.google.com/samanta.hida/CalgaryZoo

terça-feira, 27 de maio de 2008

Maxime Bernier

Maxime Bernier era um ministro aqui do Canadá que recentemente pediu demissão. Resumindo, ele pediu demissão porque esqueceu documentos confidenciais do governo na casa da ex-namorada, que um dia já se envolveu com membros de uma gangue de motoqueiros chamada Hells Angels e POSSIVELMENTE se envolveu com o crime organizado.
Igualzinho no Brasil. ;-)

Reportagens que eu li:
- Doomed by 'grave error'
- Liberals demand probe into ex-girlfriend's airport ties
- No secrets revealed in Bernie document security breach

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Driver's Licence

Comecei ontem a ler o livrinho com o conteúdo da prova teórica para eu tirar minha carteira de motorista aqui de Alberta. Cada província do Canadá tem suas regras, e sua carteira. Se um dia eu for morar em outra província do Canadá, precisarei cancelar a minha daqui e fazer a da outra província.

A carteira de motorista é como se fosse sua carteira de identidade.

A minha carteira de motorista do Brasil é válida por 90 dias. Depois disso, só posso dirigir aqui se tiver uma carteira daqui. Se eu passar na prova teórica, eu terei o direito de dirigir se o meu acompanhante possuir uma carteira válida.

Para conseguir uma carteira de motorista de nível 5, equivalente ao que eu tinha no Brasil, preciso ainda fazer uma prova prática e exame de vista.

Aqui eles levam bem a sério as regras de transito. A prova prática dura no mínimo 25 minutos e cada infração que vc comete eles tiram pontos. Por exemplo, qdo existir uma placa STOP, vc deve fazer um "full STOP". Ou seja, vc tem que parar o carro TOTALMENTE, independente se vem carro ou não. Existem regras um pouco diferentes em relação ao semáforo. Por exemplo, vc pode virar a direita se o semáforo estiver vermelho, mas não houver nenhum carro vindo na via onde o semáforo está verde. Existem regras específicas quando vc passa na frente de um parque ou de uma escola, ou se houver um ônibus escolar na sua frente.

É bem interessante. Se alguém tiver tempo livre e estiver com curiosidade sobre outras diferenças, vcs podem fazer o download do livro.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Cassava (mandioca)

Ah, acabei esquecendo de postar aqui. Nós achamos mandioca para vender aqui em Calgary, na SuperStore. A SuperStore é uma rede de supermercados que vende produtos mais baratos e conhecida por ter muitos produtos étnicos (alimentos do Brasil, da Índia, da China, do Japão, dos países árabes, etc).
Aqui eles chamam a mandioca de cassava. Custa + ou - uns 2.50 CAD o quilo. Engraçado é que a mandioca é vendida com a casca parafinada. Acho que é para não sujar a mão e ficar com uma cara mais bonita. Uma coisa a menos para eu sentir falta daqui. :-)

Outro passarinho

Outro passarinho comum por aqui. Esse aí segundo a Rê, não migra, pode ser visto por aqui mesmo no inverno.
Ele é do tamanho de um corvo (que eu pensava ser um passarinho pequeno, mas é bem maior que um pombo).

terça-feira, 20 de maio de 2008

Ardha Sarvangasana

Hoje eu estou super feliz porque consegui fazer a pose de inversão abaixo (ardha sarvangasana) pela primeira vez na aula de ioga. Na minha 5a aula!!! Aprendemos essa pose na última sexta e é óbvio que não consegui fazer. Mas a professora me deu umas dicas no final da aula passada e hoje eu consegui.

No karatê o pessoal fazia isso durante o alongamento e eu não conseguia. Morria de medo de cair.
Aliás, muito dos exercícios que fazíamos durante o alongamento no karatê são muito parecidos (quando não idênticos) com os exercícios de ioga que estou fazendo nas aulas. Acho que é por isso que estou gostando das aulas.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Entrevistas de Trabalho

Outra coisa interessante aqui no Canadá é que as entrevistas de trabalho não incluem perguntas pessoais. Ninguém te pergunta nem a sua idade, nem se vc é casado (o que eu achei bom, pois explicar minha situação de forma elegante e em inglês, seria complicado), nem sua nacionalidade, nem nenhuma coisa do tipo.

Só fazem perguntas profissionais, relacionadas a sua experiência de trabalho e ao seu currículo. Eu comentei isso hoje com a Rê, e ela me disse que eles não fazem porque é proibido. Isso foi feito para que nenhum desses fatores (idade, filhos, nacionalidade, etc) afete o processo de seleção e para evitar qualquer tipo de discriminação. Vc também não pode colocar esse tipo de informação no seu currículo.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Reciclagem

Aqui no Canadá cada um é responsável por separar o lixo reciclável nas suas casas e depois levar para um dos depósitos existentes na cidade.
Essa semana foi com a Rê e o Rô conhecer o depósito onde eles levam o lixo reciclável. Vejam a foto:
Tem alguns tipos de recipientes que vc paga alguns centavos a mais quando compra nos supermercados (latas, garrafas de leite, etc.). Esses são um incentivo a mais para reciclagem, pois depois vc pode ir a um Bottle Depot, entregar os frascos e receber o dinheiro de volta.

E assim como no Brasil, a maior parte dos plásticos não é reciclável. Acho que não existe ainda uma maneira viável de separar todos os diferentes tipos de plásticos para permitir a reciclagem, nem mesmo aqui no Canadá.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Feriados

Sim existem menos feriados no Canada. Mas os canadenses sabem aproveitar melhor seus feriados. Se um feriado cai num dia diferente de segunda ou sexta-feira, o feriado é transferido para segunda. Inclusive se o feriado cair no sábado ou no domingo.

Eu achei isso o máximo. Por exemplo, a próxima segunda (19/Maio) é o Victoria Day, porque o para esse feriado específico, os canadenses escolhem a primeira segunda feira que antecede o dia 25 (Obviamente, caso o dia 25 não seja uma segunda-feira). Cliquem no link para descobrir o que o Canadenses comemoram nesse dia.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Os canadenses

Bom, até agora não posso dizer que conheço muito os canadenses, mas todos com os quais tive contato (gerente e funcionários do banco, atendentes nas lojas, entrevistadores, professora de ioga, etc) são todos muito simpáticos e educados.

Eu estava assistindo na semana passada um episódio de House, onde tinha um paciente que não se estressava com nada, sempre procurava uma justificativa positiva para as coisas que ocorriam de errado com ele. E é lógico o House pensou que deveria ter algo de errado com aquela pessoa, provavelmente alguma doença, pois ele não acredita na natureza boa das pessoas. Ele vai até o paciente, e antes de fazer as perguntas para tentar diagnosticar a doença, ele pergunta: "Vc é canadense?"

Tirando o tom sarcástico, eu acredito que isso ilustra como são os canadenses. Muito mais receptivos, agradáveis e boa gente.

domingo, 11 de maio de 2008

Passeio no parque

Segue algumas fotos complementares as fotos da Rê, no passeio em um dos parques de Calgary: o Prince's Island Park. Ele fica no centro da cidade.



quinta-feira, 8 de maio de 2008

Chuva de Granizo e Neve

Hoje choveu granizo...
E depois começou a nevar. Reparem no tamanho dos flocos!

E olhem como ficou a noite!!

Esse é o trem de Calgary. Andei nele ontem voltando da minha entrevista no centro de Calgary.

Tem mais fotos do granizo e da neve AQUI.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Fotos

Consegui tirar algumas fotos hoje, mas não das montanhas, porque está meio nublado hoje.

Casas do bairro Citadel, onde a Rê mora.

Passarinho
Tem mais algumas fotos aqui:

terça-feira, 6 de maio de 2008

Chuva & Ioga

A chuva de hoje merece um post específico, pois foi a primeira chuva desde que o Rodrigo e a Rê se mudaram para Calgary.
Aparentemente não chove muito por aqui, como o pessoal que está há mais tempo aqui já confirmou.

Hoje tb fiz a primeira aula de ioga com a Rê, numa academia aqui perto. Eu nunca havia feito ioga na vida e o que achei mais interessante é que várias posições que aprendi na aula de hoje eram iguais ou similares aos exercícios de alongamento que eu praticava nas aulas de karatê. Vms ver se assim eu melhoro meu alongamento para qdo retomar as aulas de karatê. :-)
Outra parte interessante das aulas será socializar com outras pessoas, praticar o inglês.

Sim, eu estou devendo fotos nesse blog, mas justo hoje que eu ia tirar as fotos das montanhas que podem ser vistas (ao andar um pouco aqui no bairro), choveu.
Vms ver se consigo algumas fotos amanhã, qdo irei até o centro de trem.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Corteo - Cirque du Soleil

Hoje compramos ingressos para assistir o espetáculo novo do Cirque de Soleil. Eles estarão em Calgary do dia 31 de Julho até o dia 24 de Agosto. Nós iremos no dia 03 de Agosto (Aniversário da Rê e aproveitando que o pai e o sobrinho dela estarão aqui).


Enquanto o ingresso mais barato para o Cirque de Soleil no Brasil era R$200,00, aqui o mais barato é CAD 60.00. Existem cinco tipos diferentes de preços. Nós vamos no intermediário, que custa CAD 95.00.

Primeira Entrevista

Hoje eu fiz minha primeira entrevista de trabalho, por telefone.
Não é garantia que vai dar certo, mas só de alguém ter se interessado pelo meu currículo já me deixou bem animada.
Aqui no Canadá o processo de seleção é bem mais demorado, pois são feitas várias entrevistas, em muitos casos provas, e existem intervalos entre uma fase e outra. Eu acho bom, porque assim a seleção dos candidatos é mais justa. A primeira entrevista, normalmente é sempre por telefone. É como se fosse uma primeira triagem, para que a pessoa tenha mais noção da sua experiência profissional e se vale a pena incluir vc no processo.

sábado, 3 de maio de 2008

Calgary Stampede

Hoje teve um churrasco aqui na casa da Rê, com alguns amigos brasileiros. E sim existe carne boa no Canadá, inclusive o Rodrigo já descobriu qual é o corte equivalente a picanha, mas já estou fugindo do assunto.
O fato é que o irmão do Fabio e o casal de amigos da Rê nos contaram sobre o Calgary Stampede. Já contei para alguns que Calgary lembra o Texas, né? Tem petróleo e tem Rodeio. Aliás tem a maior Festa de Rodeio do Canadá, justamente o Calgary Stampede, que nesse ano ocorre entre 4 e 13 de Julho. O fato é que a cidade ferve nessa data. Não vou saber comparar com Barretos, porque nunca fui lá (nem tive vontade de ir), mas com certeza o nível é outro. E estamos planejando conhecer a festa esse ano. Tanto para ver como é um rodeio canadense, quanto pelos shows e eventos que ocorrem no período.
O fato é que parece que é copa do mundo. Muitas empresas deixam os funcionários ir embora mais cedo para ir para essa festa (mais cedo eu digo depois do almoço, porque normalmente o expediente já termina as 16h ou 17h no máximo). E a cidade inteira se veste de caubói, até mesmo para ir trabalhar. Então, ou vc trata de arranjar um chapéu, botas e camisa xadrez ou vc será um alien em qualquer lugar da cidade que vc for, mesmo para ir trabalhar. :-)
Quem me conhece que imagine se vou por chapéu e botas, hahahah... Acho que prefiro ser o Alien.

RBC Royal Bank

Uma outra opção de chegar no Canadá com uma conta aberta, é abrir no RBC (O Rodrigo me deu essa dica). Eu cheguei a iniciar esse processo, qdo me estressei com a desinformação do HSBC no Brasil. Só não foi finalizado porque eu esqueci de assinar um dos formulários que enviei para a área internacional do RBC. Neste caso vc precisa ter algum amigo no Canadá, porque vc precisa fornecer um endereço e um telefone daqui.

Vc faz um pré-cadastro pela internet e depois eles entram em contato por telefone (do Canadá) e e-mail. Eu até deixei meu telefone do Brasil, mas eles não conseguiram falar comigo e acabaram ligando para o Rodrigo (que foi o telefone de contato do Canadá que deixei), que pediu para me mandar as informações por e-mail.
https://www.rbcroyalbank.com/RBC:SByAoY71A8cAOiCKyfQ/cgi-bin/deposits/pda/apply.cgi

A sua conta no Canadá fica "congelada" até a sua chegada, mas daí vc consegue fazer as transferências de dinheiro antes de sair do Brasil (se essa for uma necessidade). Caso contrário, vc pode abrir a conta quando chegar no Canadá, que é bem fácil. Basta vc ter o seu Social Insurance Number e mais um outro documento (passaporte, em geral).

HSBC

Esse assunto merece um post a parte. Grande, mas quem pensa em imigrar para o Canadá, vale a pena ler, porque nem o pessoal do HSBC vai saber informar a vc o que eu estou escrevendo aqui.
Eu havia lido em um blog e o Zé Faria tb tinha me dito, que o HSBC é o único banco (do Brasil) que te auxilia a abrir um conta no HSBC de outro país, se vc for um cliente Premier.
Fui atrás disso, e acabei abrindo a conta no HSBC por conta disso. Tive que levar a página do HSBC impressa para que o gerente soubesse do que eu estava falando. Eles te encaminham para a área internacional do HSBC (que vai conhecer o assunto mais que o gerente da sua conta, mas tb te passam informações erradas), que em contato com vc faz a abertura da conta do exterior. Não sei se tudo que eu estou listando aqui vale para qualquer país que tenha HSBC, mas são válidas para o Canadá.
O pessoal do banco HSBC no Brasil te informa muita coisa errada, por desconhecimento (Prefiro acreditar). Por exemplo, me disseram que eu não poderia ter cartão de crédito no HSBC do Canadá, pois tinha menos de 6 meses de conta no Brasil. Eu envolvi gerentes de duas agências diferentes e mais duas pessoas diferentes da área internacionl (porque o cartão de crédito era o principal motivo de eu ter resolvido fazer esse esquema). Resposta no Brasil foi que seria impossível. Mas a primeira coisa que a gerente da área internacional do HSBC do Canadá fez ao me dar as boas vindas, foi me oferecer um cartão com um limite muito bom.
Bom, segue as vantagens e desvantagens de fazer o que eu fiz:
Vantagens:
- Vc não paga manutenção de conta no exterior.
- Vc pode fazer transferências de dinheiro entre sua conta no Brasil e sua conta no exterior de graça, se a transferência for igual ou menos que 10,000.00 USD. Caso contrário eu pagaria R$150,00 por cada transferência.
- Vc é considerado premier no Canadá, com os seus investimentos no Brasil (que é um valor muito, muito inferior ao necessário para ser considerado Premier no Canadá). *
- Vc consegue um cartão de crédito no Canadá, mesmo sendo um imigrante.**
- Se vc estiver com receio, pelo HSBC possuir poucas agências no Canadá (em relação a sacar dinheiro e ter que pagar por isso), fique tranquilo, pois vc tb pode sacar nos ATMs do Bank of Montreal sem pagar por isso. (Isso eu só descobri aqui no Canadá)

Desvantagens:
- Vc tem que deixar parte do dinheiro investido no HSBC do Brasil, para manter sua conta premier.
- Se vc não deixar o valor suficiente para ser isento de manutenção de conta, vc paga a manutenção da conta. (meu caso).

* Isso é importante, pois ao chegar no Canadá vc é ninguém, não tem histórico de crédito nenhum. E pior, no meu caso, eu vim sem emprego definido. Imagina se o banco ia me considerar alguma coisa. :-)
**Isso eu tb acho importante, porque caso contrário, a única forma de eu conseguir um cartão aqui, seria fazendo um fundo fixo de segurança. Ou seja, vc deposita um valor (o valor que vc deseja como limite do cartão) como garantia para o seu limite e vc não pode tocar nesse dinheiro.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Celular no Canadá

Ah, esqueci de dizer tb que o segundo dia foi quando comprei meu celular aqui. Aqui, os contratos de fidelidade são de três anos. Os aparelhos são mais baratos que no Brasil, mas não muito mais baratos.
Eu comprei um celular sony-ericsson W580i, por 99.00 CAD com contrato de fidelidade com a Rogers.
E os pacotes de dados tb são muito caros. Não vale a pena. Para acesso a e-mail no celular (sem demais tipos de dados) vc paga 15.00 CAD por mês. Que não é tão caro se vc ganha em dólar. Como ainda não ganho em dólar, totalmente fora de questão.
Uma outra coisa diferente é que vc paga para receber chamadas. A menos que compre um pacote que inclua recebimento de chamadas (minutos ou ilimitado). Vc tb paga para poder enviar SMS, pelo identificador de chamadas, pela caixa postal, etc. Ou vc tem que comprar um pacote (fora o seu pacote de minutos) que inclua todos os opcionais que vc deseja utilizar e a quantidade de acesso. Eu comprei um pacote que por 11.00 CAD que inclui 125 SMS por mês, caixa postal e identificador de chamadas.

Segundo dia

O segundo dia foi o dia de ir ao HSBC buscar meu cartão de débito e meus talões de cheque. Meu cartão de crédito deve chegar entre sexta e segunda. A boa notícia é que eu também posso sacar nos ATMs do Bank of Montreal sem pagar tarifa.
Também fui com a Rê a uma academia aqui perto. Vamos fazer uma aula de ioga na próxima terça para testar se vale a pena frequentar as aulas. Os equipamentos contudo são muito bons.
Meus planos de visitar Estocolmo foram adiados um pouco. Não poderei sair do Canadá até receber meu cartão de residência permanente.
O Rodrigo me ensinou a dirigir um carro automático (o dele) e me deu muitas dicas sobre as diferenças no trânsito aqui de Alberta. E a Rê está servindo de cobaia para os treinos de direção e tb me ajudando explicando as regras de trânsito por aqui :-)

Primeiro Post

Já faz três dias que cheguei no Canadá e só agora tive tempo para meu primeiro post.
Foram 14h30 só dentro do avião, fora o tempo de espera nos aeroportos. De longe minha maior viagem de avião.
Apesar disso não cheguei tão cansada. Afinal, chegar aqui foi realizar um sonho.
A primeira impressão que tive da cidade de Calgary foi muito positiva. Uma cidade em pleno crescimento (há construções de todo tipo por toda a cidade) mas que não tem cara de cidade grande.
E ter amigos me esperando e me acolhendo aqui também tornou tudo muito mais fácil. A Rê e o Rô me ajudaram com as dúvidas de iniciantes e já no primeiro dia providenciamos meu Social Insurance Number e meu plano de saúde. Já sou alguém por aqui. :-)